Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pão de Abóbora


Este pão é repetição aqui no blog e também se repete muitas vezes aqui por casa. É um pão muito saboroso, fofinho e como eu tenho sempre abóbora congelada todo o ano, é algo que nunca me canso de consumir seja em pão, bolos ou em sopas.
Nunca faço esta receita da mesma forma, há sempre um ingrediente ou outro que adiciono e, desta vez foram os ovos.

Ingredientes:

2 Ovos
1 dl de água (usei a água da cozedura da abóbora)
200 gr de abóbora cozida e reduzida a puré
1 colher de chá de sal 
1 colher de chá de açúcar
500 gr de Farinha
1 cubo de fermento de padeiro

Colocar todos os ingredientes na cuba da MFP e seleccionar o programa para amassar, quando terminar o programa, desligar a máquina e deixar levedar lá dentro cerca de 1h e 1/2.
Tirar a massa da MFP e com a bancada polvilhada de farinha, amassar mais um pouco e moldar o pão (ou várias bolinhas) da forma que pretenderem.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40/45 minutos ou até adquirir um tom dourado.

Como a MFP me facilita muito a vida durante a semana, pois é adicionar os ingredientes e virar costas, costumo fazer quase sempre o pão desta forma, no entanto todas as receitas de pão que tenho no blog, podem ser feitas manualmente.
Deixei de comprar as farinhas preparadas para pão, pois no dia seguinte o pão fica duro, além de que o sabor é um pouco artificial, a farinha que uso é farinha normalissíma para bolos.

24 comentários:

  1. humm paozinho humm cai sempre muito bem a qualquer altura adorei o teu esta com uma cor mt bonita parabens bjs bs

    ResponderEliminar
  2. Está óptimo, nunca experimentei abóbora na massa do pão. Já aproveitei arroz cozido e batata cozida e gostei de ambos os resultados.
    Boa ideia;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que pão mais lindo! Ótima receita...e nutritiva!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  4. eu abóbora só se for cristalizada... não gosto do sabor...

    ResponderEliminar
  5. Anabela,
    Que pão tão apetitoso e original!!! Adoro abóbora e em pão deve ficar uma delícia.

    Como para mim és uma pessoa muito original e especial, deixei uma coisinha para ti no meu blog. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Está lindo esse pão, deve ser uma delícia e eu, como Panificadora, estou em falta!!!!
    Beijinhos, uma excelente semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  7. Olá Anabela,
    abóbora... tão boa e cheia de potencial!
    Tu fizeste dela pão e eu bolo e quantas delicias mais! Pena que ao contrário de ti eu compro quase toda (é bem cara)!
    Quem me dera ter o ano inteiro!
    O teu pão está lindo, que vontade de levar uma fatia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Esse pão ficou com uma cor magnífica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Este pãozinho vinha agora mesmo a calhar para a minha ceia :) Como aqui ainda há muitas abóboras, acho que me vou aventurar um dia destes pelos campos de amassar o pão ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Preciso tomar coragem e me aventurar a fazer pão... a muito tempo tenho vontade... mas sempre acho que é dificil. Adorei a receita. Acho que terei que comprar uma maquina dessas, ai não terei mais desculpas... kkkk . bjsss pra vc.

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga !
    Uau, adorei este pão, vou fazer no próximo fim-de-semana !
    Boa partilha ! Obrigada.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Oláá!!
    Obrigada pelo comentário no meu blogue!!
    Ora aqui está um belo pãozinho com um ingrediente que gosto tanto!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. ficou com um aspecto maravilhoso :)
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Nunca usei abobora no pão , acho o teu pão uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Apesar de ser um pão bem fora do vulgar, deve ficar bem saboroso
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. de abóbora nunca fiz, mas numa ocasião fiz um de cenoura que ficou delicioso, por isso tenho a certeza que iria gostar deste.

    ResponderEliminar
  17. Olha eu não conhecia este pão, mas gostava de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. este pão deve ser mesmo uma delícia. Ficou lindo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. deve ser muito bom:)
    gostei muito do seu blog ja a estou a seguir...
    se quiser dar uma olhadela no meu sonhosnacozinha.blogspot.com
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Tão bom! E fica com uma cor tão linda :)
    Adoro abóbora em pães e bolos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Amiga,

    Estou estarrecida...
    É que tenho abóbora congelada e já não sabia o que fazer com ela e estou farta de sopa !!! :-)

    Acabou de me dar uma excelente ideia, esta receita vai comigo porque o pãozinho tem um aspecto magnifico e uma textura apetitosa !

    Beijinhos

    ResponderEliminar